segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O SACERDÓCIO DOS SANTOS

Muito tem se falado dos 5 ministérios (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) nos dias de hoje, sua restauração, propósito, a função de cada ofício etc... Mas hoje eu quero falar dos santos, a verdadeira força motriz do reino de YHWH na Terra.

QUEM SÃO OS SANTOS?

Todos que fomos livres do pecado pelo sangue de Jesus Cristo, em quem temos redenção.

...e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino e sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
AP 1:5-6

Como o texto descreve, todos os santos têm um comissionamento: Sacerdotes do Reino.

Ser um sacerdote significa exercer o ministério do Reino de Deus na Terra. Todos os filhos de Deus são ministros do Senhor na Terra. O sacerdócio é o ministério primaz de todo filho de Deus. Nem todos somos pastores ou evangelistas, mas todos somos sacerdotes.

Por causa da igreja romana, um entendimento errôneo sobre o verdadeiro sacerdócio foi estabelecido na igreja de Cristo. Onde os sacerdotes eram apenas aqueles que lideravam as congregações, ministravam nas cerimônias, apenas aqueles que possuíam algum título. Aqueles chamados de CLERO.

Por causa desta influência, os santos foram condicionados a irem a uma igreja assistir a cultos e para receber uma benção. Atribuindo todo o trabalho de implantação do Reino de Deus na Terra aos pastores.

Tem que pregar chama o pastor. Evangelizar chama o pastor. Orar por cura divina chama o pastor. Expulsar um demônio chama o pastor. Aconselhar alguém chama o pastor. Orar pra comer???? Adivinha. Chama o super pastor (para o alto e avanteeee). Glória a Deus pelos amados pastores. Mesmo com tamanho peso atribuído, eles continuaram a exercer o seu ofício para a glória do Pai.

Mas temos vivido tempos preciosos neste tempo, onde o Espírito Santo tem trazido a igreja à verdadeira função dos ofícios ministeriais.

E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
EF 4:11-12

Os ofícios ministeriais têm um objetivo muito claro descrito no texto de Efésios. O aperfeiçoamento dos santos, para que os próprios santos cumpram a OBRA DO MINISTÉRIO. Os ofícios não devem ser babás dos santos, mas sim ativadores e supervisores para que eles cumpram o seu sacerdócio do Reino com excelência. Guiando-os através do ensino bíblico e da direção do Espírito Santo, para que eles sejam colonizadores do Reino de Deus na Terra.

Segundo a ótica bíblica a responsabilidade do avanço do Reino de Deus na Terra não é dos ofícios, mas dos santos, através do comprimento do ministério sacerdotal. A função dos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres não é serem a "liga da justiça" para salvar o mundo sozinhos, enquanto as ovelhas vem aos cultos para receberem suas bênçãos semanais. Como diz meu amigo apostolo Adriano, os 5 ministérios fazem papel de coadjuvante na história da igreja, o papel principal é dos santos.

Os apóstolos têm função de ensinar a igreja a exercer o governo de Deus, profetas de ensinar os santos a profetizar e discernirem o mundo espiritual, evangelistas de ativar o evangelismo a partir dos santos, pastores de ensinar os santos a cuidar de pessoas e mestres de gerar uma profunda revelação da Palavra no corpo de Cristo.

Eu pessoalmente não creio que o grande avivamento que irá preceder a volta de Cristo será gerado através do ministério de homens chaves, assim como aconteceram os grandes avivamentos passados. Eu creio que estamos entrando num tempo onde o poder do Espírito Santo que irá abalar as nações, será liberado através santos, e não por um grande evangelista ou um poderoso apostolo ou profeta, mas pela igreja do Cordeiro. Afinal, a criação não aguarda com grande expectativa a manifestação dos pastores ou dos mestres. Mas sim dos filhos de Deus. Homens e mulheres que são guiados pelo Espírito de Deus, e que fazem parte de uma verdadeira igreja apostólica que o Senhor tem levantado nestes dias.

Creio que é por isso que o Senhor tem levantado neste tempo, em várias nações, equipes apostólicas, aonde os 5 ofícios ministeriais terão que aprender a operarem junto para que os santos, os sacerdotes da nova aliança, sejam equipados para cumprir o seu ministério até que a trombeta de YHWH seja ouvida nos céus, e o Senhor venha buscar a sua noiva.

Que se levante uma genuína igreja apostólica, aonde os filhos de Deus proclamem as virtudes do Reino de Deus neste tempo. Chegou o tempo dos santos.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I PD 2:9

Este é o tempo, está é a geração.

Fabio Coelho

2 comentários:

fernandamoutadebrito disse...

Amém Fábio, eu quero ser essa filha de Deus que proclama as virtudes do Reino D´Ele nesse tempo...

Profeta Santos disse...

Acredito,que seja esse o próposito verdadeiro do reino,despertar um mover de sacerdotes que saibam quais os dons que receberam,e que possam fluir nesses dons para levar a igreja a viver seu real próposito manifetar a glória de Deus diante dos principados e potestades,afinal a igreja incluindo toda ela,não só os homens linha de frente,a igreja é a multiforme sabedoria de Deus,que se levante a geração de filhos semelhantes a Jesus,e que venha e permaneça o reino inabalavel.