segunda-feira, 13 de julho de 2009

ENTENDENDO O OFÍCIO PROFÉTICO

A Bíblia nos descreve três manifestações da unção profética na igreja de Cristo que desfruta da nova aliança:

A Igreja é Profética

Pra começar, precisamos entender que a igreja ela é profética. A unção profética opera em todos os membros do corpo de Cristo na terra. Todos os santos filhos de Deus operam na unção tríplice de Cristo: Reis, profetas e sacerdotes.

No próprio texto de Atos 2. Em que muitos denominam como a fundação da igreja na terra, deixa claro que a unção profética estaria sobre crianças, jovens e velhos. E todos os servos de Deus estariam sob a unção profética.

A própria igreja é edificada sobre fundamentos apostólicos e proféticos:

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
Efésios 2:19-20

Dom de Profecia

Paulo apostolo do Cordeiro, descreve em sua carta a igreja de Coríntios no capítulo 12, os nove dons do Espírito Santo que foram derramados sobre a Igreja juntamente com a unção profética. Um desses dons é justamente o dom de profecia.

O dom de profecia está disponível a todos que são templo do Espírito:

Pois todos vocês podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados.
I Coríntios 14:31

O dom de profecia tem uma função básica: Transmitir o coração do Pai a um indivíduo ou ao um grupo de pessoas. Com três características básicas: A palavra de profecia tem que edificar, encorajar ou consolar. O que for, além disso, seja anátema.

Fluir no dom de profecia não significa ser um profeta. Todos os santos podem e devem profetizar segundo a inspiração do Espírito Santo.


Ofício Profético

Gostaria de aprofundar no esclarecimento do ofício de profeta:

O oficio profético é um dos dons ministeriais descritos em Ef 4:11-12 com a função de capacitar os santos para cumprirem o seu propósito na Terra. Se manifestar como igreja de Cristo ao mundo e as regiões celestiais.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.
Efésios 4:11-12

O ofício de profeta nestes dias tem sido taxado de algo místico. Onde o profeta é um cara (ou mulher) mal vestido, mau encarado, com shofar de baixo do braço e apontando o dedo na cara de todo mundo, pra “revelar” os pecados do povo.

Dentro de uma equipe apostólica e profética de uma região, ou seja, os cinco ministérios operando juntos em uma região para estabelecimento do Reino de Deus. O profeta tem uma função muito específica.Para ilustra a função do ofício de profeta gostaria de citar um texto base:

E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens.
I Crônicas 12:32

O exército que se reuniu para servir a Davi tinha muitos guerreiros com funções distintas para operarem em prol do Davi e do reino de Israel. O próprio Davi tinha a sua como rei, liderar o exército.

A tribo de Issacar tinha 200 homens com uma função muito específica no exército: Eles discerniam os tempos e a direção que o exercito deveria seguir. E as demais tribos recebiam a sua palavra.

Os 200 de Issacar tipificam o oficio de profeta na nova aliança. Os profetas têm como principal função discernir os tempos e épocas e apontar a direção que a igreja deve seguir. Sempre com a inspiração do Espírito Santo.

Precisamos ter uma mente renovada para entender que o profeta não tem a função de apontar pecados do próximo, muito menos se resume em ficar entregando profecias pessoais no meio da congregação. Mas seu comissionamento é de apontar a direção (ou correção de rumo) que devemos seguir como igreja e como humanidade. Trazendo o coração de Deus para a terra, para que a sua vontade e modelo sejam conhecidos a todas as nações. Sendo cristãs ou não.

O ofício de profeta também não tem a função de prever o futuro, mas sim externar a vontade do Pai para a igreja, cidade ou nação. Para que eles experimentem um futuro abençoado por Deus.

O Pai está restaurando este ofício com toda força. Para que como igreja de Cristo, saibamos em que tempo estamos, e em que direção devemos correr.

Fabio Coelho

2 comentários:

Família profética disse...

Muito bom, profeta Fabio Coelho. Todos podem profetizar, mas nem todos são "oficial-mente" profetas.
Ouvir a VOZ, entender os tempos e direcionar o povo (santos, amigos, filhos e co-herdeiros). Um fundameto para o que está esrito: Depois de muito se ouvir a Voz e de se mover debaixo da graça do Espírito manifestando Seus dons (ser profético)haverá então o dissernimento mais preciso das coisas do Pai, porque não somente mas a Voz se ouvirá, o Pai será visto e imitado. Jesus disse isso: Faço o que vejo o Pai fazer. Gosto disso. E foi o maior dos profetas que o disse. No amor de Cristo.

Rádio Liberdade Gospel disse...

Há muitos falsos profetas nos dias de hoje, e muitos leigos correndo atrás desses falsos. Ser Profeta do SENHOR é profetizar em nome do SENHOR e não em nome de se mesmo...
Conhece-se a árvore pelos seus frutos. A PAZ DO SENHOR irmão. um abraço...